terça-feira, 5 de maio de 2009

Tá, vamos falar de...

Doom Metal


Ah, o Doom Metal. Tão intenso. Tão obscuro. Tão nostálgico. Tão profundo.

Esta vertente do Heavy Metal, nasceu na década de 80. A princípio, os vocais eram limpos, retratando a essência de agonia, desespero, de dor; um ambiente depressivo. Muitos falam que o Doom nasceu por causa do primeiro disco do Black Sabbath, no final dos anos 60, que leva o nome da banda. Outra banda também precursora é a Pentagram.

Em meados dos anos 80,a banda Candlemass lança o álbum Epicus Doomicus Mettalicus, que muitos consideram como um trabalho clássico do Doom. Misturava influências do Black Sabbath e do metal mais moderno.




Nos anos 90, o Doom Metal recebe o vocal gutural, tão característico do Death Metal. Não só isso, mistura também, o uso constante do pedal duplo no bumbo da batera; uma afinação ultra-grave nos instrumentos de corda, entre alguns outros aspectos. Esse seria o Doom moderno, como conhecemos mais.

O Doom é instrospecção, ao meu ver. Um eterno lamentar. Um música de certo, agoniante, que te faz entrar neste mundo do obscurantismo. Confiram aí, um vídeo do estilo em seu começo.





O Doom originou diversos subgêneros(detesto estas coisas de ramificações, mas pelo que vejo, pode ser algo necessário). Por exemplo: Atmospheric Doom Metal (Este subgênero se caracteriza basicamente pela criação de atmosferas obscuras, misteriosas, melancólicas e depressivas, com uso intensivo de teclados e vocais femininos integrais); Funeral Doom Metal (Estilo bastante lento, pesado e com vocais e guitarras bastante distorcidos. Este subgênero dá ênfase à lentidão e ao peso em suas formas mais extremas). E por aí vai...


Bem, por último coloco para vocês um vídeo de um subgênero do Doom. Nortt, uma banda dinamarquesa, de Black Funeral Doom Metal, formada por um homem só.A-H-A. Um vocal e multi-instrumentista.




Bem, por hoje é isso. Qualquer crítica, complemetações, observações, elogios (ehehe), sintam-se a vontade para isso, ok?
Bjus gélidos para vocês, babies.