terça-feira, 21 de julho de 2009

Resenha sobre a Tour - Final Judgement e AnaktrA



Como surgiu a idéia:

- A idéia da turnê pelo Brasil não é nova, há bastante tempo estávamos querendo cair na estrada, no entanto, a banda ainda não tinha o essencial para tal feito, material de divulgação como CD, camisas, fotos, etc. Depois de quase 5 anos de banda conseguimos finalmente um bom reconhecimento local e o apoio de gente importante do meio underground do Espírito Santo, podendo ser citados como exemplos as produtoras, Metal Devastation Webzine, Condessa da Noise produções, Noise Underground produções e Obscure Sounds produções. Após fazermos shows maravilhosos, cada um melhor do que o outro, e sendo sempre bem recebidos pelo público e abrindo shows de bandas de representação nacional e internacional como Shaman e Blaze Bayley nos vimos diante da necessidade de sair da “mesmisse”.

Principais dificuldades:

- O bicho de 7 cabeças da turnê é financeiro. No meio underground são raríssimos os produtores que arcam com o custo das bandas de fora, na certa, muitos dos shows que faremos não terão nenhuma ajuda financeira, e mesmo os que tiverem, não será o suficiente para bancar os custos da viagem. Diante disso, a solução é fazer camisas e cópias da EP (a ser lançada), para vender nos dias das apresentações.

O nome da Tour:

- “Beginning of Apocalypse” surgiu das propostas musicais das duas bandas envolvidas, Final Judgement e AnaktrA. A palavra Apocalypse pode ser interpretada como o fim de uma era e o inicio de uma nova. O AnaktrA tem uma proposta de som estilo Heavy/Power metal que tem como forte tema o início dos tempos de caráter de certa forma religioso, mas não se enganem, a banda não é de White Metal. Já a Final Judgement que tem uma proposta de som baseada no Heavy/Thrash Metal, procura através de palavras fortes e alguns “palavrões” mostrar como o mundo é sujo, podre, massacrado e aborda várias teorias do fim do mundo vistas em filmes, gibis, documentários, livros que abordam temas como por exemplo o aquecimento global, a suposta 3ª guerra mundial, a guerra química, a fúria das máquinas, o eclipse eterno, etc.

Por que a banda AnaktrA:

- Eu estarei mentindo se falar que não pensei em outras bandas, mas não pretendo citá-las. A banda AnaktrA foi escolhida por afinidade entre ambas as bandas e pelo bom trabalho que tem sido feito nos últimos tempos. Acredito que ultimamente no meio underground é muito difícil bandas com uma proposta em comum se juntarem e se organizarem para realizar tal façanha. Tenho muita confiança no AnaktrA e sei que podemos tirar grande proveito disso, uma vocalista que canta como a Jaqueline é sempre uma atração a parte; um baterista de 13 anos que toca do jeito que o Hajkard também é uma raridade; esses e outros detalhes serão muito importantes.

Considerações Finais:

- Temos certeza de que a tour só vem a oferecer benefícios para as bandas e para o underground capixaba. A nossa cena está muito bem servida de bandas de qualidade, mas creio que finalmente chegou nossa vez de nos destacarmos.



Resenha por Bernardo “Be” Lopes Tomaz - vocalista da Final Judgement e diretor da produtora Breath Eventos.