segunda-feira, 8 de junho de 2009

*** AnaktrA ***



Eu sei. Deveria ter cumprido o que prometi semana passada. Mas, antes atrasadinho do que nunca, babies. Agora posso mostrar para vocês um pouco desta banda que conheci não tem muito tempo. A vi tocar no Pub. Então fiquei um pouco surpresa por ter uma mulher no vocal. Não, não era gótico, pop-rock, ou qualquer estilo que muitos assimilam a vocais femininos. Era o heavy metal. O bom e velho Heavy Metal do Iron Maiden na voz de uma mulher.


Então eu conheci a AnaktrA. Uma banda peculiar para mim. Primeiro por ter um vocal feminino num estilo mais pautado por homens; e porque a banda possui um pequeno garoto, mas um grande talento. Então vamos aos fatos desta banda.


(( VOLTANDO NO TEMPO ))


Jaqueline: Bom... a banda surgiu em maio de 2007. E assim como todas as bandas do estilo, ficamos conhecidos pelos covers que tocávamos como clássicos de Angra, Iron Maiden, e outros. No início, a banda contava com apenas alguns integrantes que tinham o intuito de fazer um bom metal. Estes integrantes são nossos atuais guitarristas (Ashley e Luann) e nosso pequeno baterista Hajkard, que até então estavam aprendendo a tocar seus instrumentos. Após algum tempo, os meninos foram chamando amigos, e daí nasceu a primeira formação do AnaktrA que contava com Diego no vocais, Luann e Ashley nas guitarras, Bruno no baixo e Hajkard na batera.


Mas, como toda banda, a AnaktrA também teve seus problemas internos. Nesta fase ocorre a saída do vocalista, Diego, que foi convidado a se retirar. No mesmo período o baixista, Bruno, também sai da banda.


Jaqueline: Então um dia eu conheci Ashley e brincando de fazer música, ele me convidou para assumir o cargo de vocalista da banda. O Luann convidou o Magno, amigo de muito tempo, para fazer parte da banda como baixista. Algum tempo depois veio o Ian, nosso tecladista.


Este foi um resumo de como as coisas aconteceram. Como as peças se juntaram. Agora me vem a pergunta, que para mim, era muito importante e instigante. Por que AnaktrA? Qual a sua significação?


Jaqueline: Quanto ao nome da banda, é uma história um tanto quanto viajante, porém interessante (rsrsrs). AnaktrA é um nome de origem egípcia, e significa um clã formado por deuses egípcios, uma rainha e um poder oculto, que unidos dão origem a um único deus chamado AnaktrA. A escolha desse nome foi idéia de Ashley (guitarrista), mas foi algo que aconteceu, não planejamos esse nome. Foi uma surpresa para nós, saber do significado do nome pelo fato de AnaktrA significar um clã de deuses e uma rainha, o que tem tudo a ver com a atual formação, comigo à frente da banda.


Não poderia deixar de fora a questão do vocal feminino. Será que foi algo pensado por Ashley?

Jaqueline: Boa pergunta, por que um vocal feminino? Na verdade, foi algo que aconteceu. Quando conheci Ashley, ele já havia formado a banda e me falava os objetivos a serem alcançados e tudo mais, porém tiveram que contar com a saída do vocalista e por ele já ter me ouvido cantar, resolveu me chamar para um teste, e eu fui aprovada pelos demais integrantes. E hoje estou à frente da AnaktrA, e isso tem me dado muitas alegrias, pois, tenho acompanhado a minha voz e visto até onde posso chegar com ela, pois o Heavy Metal é um estilo que eu não costumava cantar profissionalmente e tem sido uma experiência única pra mim. Sem dúvida.


Vc acha diferente ser uma vocalista de uma banda mais heavy e não uma gótica, por exemplo?

Jaqueline: Sim. Não só para mim, mas para quem vê a banda tocando. Sempre há pessoas que no fim das apresentações costumam nos abordar e elogiar nosso trabalho e vemos os comentários com relação ao estilo da banda e sobre eu estar no cargo de vocalista, por ser mulher e tudo mais. É um fato um tanto quanto diferente, pois não se vê muitas vocalistas à frente de uma banda mais heavy, com uma pegada mais pesada, ao contrário das bandas góticas, que temos muitas. E isso só vem a acrescentar na cena metal, na minha opinião.


E quanto a preconceitos, Jaqueline diz:

Jaqueline: Acredito que nesse meio há uma certa "mente aberta" para as novidades, e o fato de uma mulher estar à frente de uma banda que é de costume um homem estar, as pessoas têm reagido de forma positiva, é o que tenho percebido até agora. Se comentam de forma negativa sobre esse fato, isso não tem chegado aos meus ouvidos. (Rs)


E em casa, você tem apoio?

Jaqueline: Pergunta pertinente! Este é um ponto que eu não costumo e nem gosto muito de falar. Mas por fim, em minha casa meus pais são muito imparciais quanto à minha carreira musical. E por ser vocal de uma banda de metal, que é um estilo que eles não costumam ouvir, meus maiores críticos são eles, principalmente quando me ouvem dar aqueles agudos animais (Rsrs). Apoio de verdade eu não tenho muito. E isso é muito triste, mas tenho levado isso como algo a mais para continuar estudando e lutando por minha carreira para que eles compreendam o quanto eu quero chegar lá e conquistar o respeito e orgulho deles.


Falou bonito, Jack. Eu torço por isso!!

Essa é a primeira parte desta entrevista, via e-mail. Sei que muitos podem me criticar por fazer desta forma, mas tempo é precioso para qualquer pessoa, certo?! Então amanhã continuo tentando mostrar para vocês esta banda envolvente. Bjus e uma ótima noite para todos vocês!

AnaktrA em uma apresentação no Teacher's Pub.